top of page

NÚCLEOS E LABORATÓRIOS

NEIBA
Argentina e Brasil nunca negligenciaram suas relações bilaterais, elas foram sempre intensas mas de caráter oscilante: houve momentos onde prevaleceu a tensão e em outros, o diálogo. No entanto, a partir dos anos oitenta, inaugurou-se um novo tipo de relação que se mantém até hoje. Ao contrário do que aconteceu no passado, desta vez não só o diálogo foi intensificado, mas também se consolidaram os esforços para envolver as duas sociedades no processo desencadeado.
NUCLEAS

O Núcleo de Estudos das Américas foi criado com o objetivo de realizar um amplo estudo sobre a cultura americana. Para isso se propõe a:

• Desenvolver projetos acadêmicos;

• Oferecer cursos para a comunidade (docente, discente e comunitária), de extensão e especialização;

• Realizar Congressos, Simpósios, Encontros para debater problemas relacionados à realidade americana;

• Publicar livros e Atas de Congresso;

• Fazer intercâmbios com Universidades brasileiras e americanas;

• Convidar conferencistas, professor visitante e especialistas para maior apoio às realizações do Núcleo.

LabRI

O Laboratório de Ensino e Pesquisa em Relações Internacionais (LabRI) é um projeto voltado para a criação e estruturação de um espaço físico voltado para a capacitação de alunos pesquisadores para o incremento da produção científica e a experimentação acadêmica. O objetivo do LabRI é promover o aperfeiçoamento das condições de pesquisa discente no Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais (PPGRI) do IFCH/UERJ, bem como servir de espaço para a troca de informações sobre mercado de trabalho, oportunidades de publicação e divulgação de pesquisas e do estímulo à atividade docente.

LeRPE
Regionalismo e Política Externa são dois temas que ocupam um espaço importante no universo das Relações Internacionais. O Laboratório de Estudos sobre Regionalismo e Política Externa (LeRPE) é baseado em GrPesq/CNPq do mesmo tema. Conta com pesquisadores seniors e juniors e é aberto para estudantes de pós-graduação e graduação Seu foco é a pesquisa sobre esses dois temas, vistos separadamente ou articulados entre si. Suas atividades são: debates acadêmicos, incentivo e troca ideias sobre escrita de papers e participação em eventos, organização de atividades na Universidade.
LABIMI
LEMRI

O Laboratório de Estudos de Imigração (LABIMI) tem como vinculação institucional a UERJ (Departamento de História e Pós-graduações em História e Relações Internacionais. Congrega pesquisadores dedicados ao estudo dos processos e práticas e-imigratórias e mantém relação com o grupo de pesquisa intitulado "Imigração Urbana e Diásporas Contemporâneas", registrado no CNPq.

O Laboratório de Estudos de Mídias e Relações Internacionais (LEMRI) atua como um projeto inter-transdisciplinar na graduação e pós-graduação, tendo como principal objetivo estimular análises e reflexões críticas, a partir da interface entre a Comunicação Social, Cultura, Estéticas, Tecnologias e Relações Internacionais.   O LEMRI foi fundado em 2015, nos espaços universitários vinculado à Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO-UFRJ)e teve sua expansão em 2016 no Departamento de Relações Internacionais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (DRI-UERJ).

LabÁsia

O Laboratório de Estudos da Ásia (LabÁsia), cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq e homologado pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da UERJ, foi criado em 2023. Encontra-se estruturado em torno de quatro linhas de pesquisa: Economia Política Internacional; Política e Cultura; Política Externa; Segurança e Defesa. Apesar de ter surgido no âmbito do Departamento de Relações Internacionais, o Laboratório busca atuar em uma veia multi e interdisciplinar dentro das Ciências Sociais e Humanas. Entre os integrantes, conta com pesquisadores e professores em nível de doutorado, além de discentes de graduação e pós-graduação.

BIBLIOTECA CCS/A

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) integra o Consórcio da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) nacional, coordenado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) que gerencia a base de teses e dissertações eletrônicas, produzidas nas Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras, e promove a sua integração com a base internacional da Networked Digital Library of Theses and Dissertations (NDLTD).

A Biblioteca CCS/A, fica localizada no 9º andar, sala 9002, bloco C, Pavilhão Reitor João Lyra Filho, da UERJ e funciona de segunda a sexta-feira, das 8 h às 21 h.

bottom of page